Chinese
Register of
Marine Species
(ChaRMS)
Intro | Search taxa | Taxon tree | Sources | Statistics | Editors | Log in

ChaRMS source details

Malta, J.C.O. & A. Varella. (2009). Branchiura. In: Fonseca, C.R.V., C.U. Magalhães, J.A.. Rafael & E.A. Franklin (eds.). Fauna de Artropodes da Reserva Floresta Ducke Edition, Brazil. :17-21.
490156
Malta, J.C.O. & A. Varella
2009
Branchiura.
In: Fonseca, C.R.V., C.U. Magalhães, J.A.. Rafael & E.A. Franklin (eds.). Fauna de Artropodes da Reserva Floresta Ducke Edition, Brazil
:17-21.
Publication
Available for editors  PDF available
Os branquiúros são pequenos crustáceos que medem de 2,0 a 26,0 mm de comprimento. A cabeça é fundida ao primeiro somito do péreon (tórax) e é coberta por uma carapaça em forma de escudo. Esta se estende posteriormente formando dois lobos largos, asas ou alas. O segundo, o terceiro e o quarto somitos do péreon são livres. O quarto ou último somito pedígero é firmemente fixado ao terceiro, formando uma articulação móvel com o quinto somito. Os quatro primeiros somitos do péreon carregam um par de pernas natatórias birremes. O quinto e o sexto somitos são fundidos ao abdômen sem nenhum traço de segmentação ou perna natatória. O urossomo é fundido, isto é, vários somitos unidos e em forma de v(vê) ou com dois lobos posteriores, carregando um par de ramos caudais (Wilson, 1902; Malta, 1981). Na cabeça há um par de grandes olhos compostos, móveis e cercados por sinus sanguíneos. Cada lobo lateral da carapaça contém duas áreas respirató rias, às vezes fundidas, às vezes separadas, cujos arranjos e formas são peculiares para cada espécie. As antênulas são birremes, preênseis e armadas com garras curvas; as antenas são unirremes. As maxílulas são transformadas em ventosas para fixação, exceto no gênero Dolops. Os sexos são separados e apresentam dimorfismo sexual (Wilson, 1902; Malta, 1981).
RIS (EndNote, Reference Manager, ProCite, RefWorks)
BibTex (BibDesk, LaTeX)
Date
action
by
2024-08-09 20:31:43Z
created

Branchiura (original description)